Quantcast
Channel: AGEPEN - AC
Viewing all 890 articles
Browse latest View live

PROPOSTA:SINDAP/AC para regulamentação da compra de armas nos calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP

$
0
0



INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO ACRE – IAPEN/AC
GABINETE DO DIRETOR PRESIDENTE
PORTARIA ______________/2015



O DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO ACRE – IAPEN/AC, no uso das atribuições legais e regulamentares,

CONSIDERANDO a edição do “Estatuto do Desarmamento”, aprovado pela Lei Federal nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004;

CONSIDERANDO o teor da Portaria nº 016-COLOG, de 31 de março de 2015, do Comando  Logístico do Exército, que autoriza os integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais poderão adquirir, para uso particular, 1 (uma) arma de porte, de uso restrito, dentre os calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo, na indústria nacional ou por transferência, para uso próprio, desde que autorizado pela Direção do Instituto de Administração Penitenciária, nos termos e de conformidade com os preceitos estatuídos no Parágrafo Único  do ART  4º da referida Portaria;

CONSIDERANDO a necessidade de estabelecer mecanismos de controle interno relativo à aquisição e transferência daquele armamento aos integrantes do cargo de agentes penitenciários, nos termos delineados pela legislação supra referida;

CONSIDERANDO ser o Diretor Presidente a autoridade competente para a autorização preliminar, para a aquisição de uma arma de fogo de uso restrito, para uso particular, 1 (uma) arma de porte, de uso restrito, dentre os calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo, na indústria nacional ou por transferência, para uso próprio, com observância do preceito estabelecido no artigo 4º nº 016-COLOG, de 31 de março de 2015, do Comando Logístico do Exército,

R E S O L V E:

Art. 1º - O agente penitenciário que pretender adquirir uma arma de fogo de uso restrito, no 1 (uma) arma de porte, de uso restrito, dentre os calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo, na indústria nacional ou por transferência, para uso próprio, deverá dirigir requerimento (ANEXO I) ao Diretor Presidente do IAPEN/AC, que após prévia análise, autoriza e o remete ao Comando da 12ª Região Militar do Exército.

Art. 2º - Após o registro da arma, o setor competente do Exército emitirá o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF), e o remeterá à direção do IAPEN/AC, que fará a entrega ao agente penitenciário comprador, juntamente com a arma e sua Nota Fiscal.

§ 1º - A arma de fogo de uso restrito, adquirida pelo Agente Penitenciário, será remetida pelo fabricante à direção do IAPEN/AC, que adotará as demais providências legais cabíveis.

§ 2º - O controle do recebimento, entrega, guarda e posse da arma de fogo de uso restrito adquirida pelo Agente Penitenciário caberá à Gerência de Inteligência e Segurança – GIS do IAPEN/AC.

§ 3º - A arma de fogo adquirida nos termos da presente Portaria é de uso e porte pessoal e exclusivo do servidor Agente Penitenciário.

 Art. 3º - Não será concedida autorização para aquisição de arma de fogo de uso restrito, nos  calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP S&W, aos Agentes Penitenciários que:

I– tenham tomado posse ou sido reintegrado no cargo por força de medida judicial não transitada em julgado, até decisão definitiva;
II–estejam afastados do efetivo exercício da função, por determinação judicial ou administrativa, em licença para tratamento psicológico ou psiquiátrico, para trato de interesses particulares, ou à disposição de órgãos não integrantes da estrutura orgânica da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Parágrafo único – Ao conhecimento das circunstâncias referidas neste artigo, o requerimento será remetido às unidades e setores competentes para que sejam prestadas as informações necessárias relativas à situação funcional do servidor interessado na aquisição de uma arma de fogo de uso restrito.

Art. 4º - O Agente Penitenciário proprietário de arma de fogo de uso restrito, nos termos preconizados por este ato e pela Portaria nº 016-COLOG, de 31 de março de 2015, do Comando Logístico do Exército, que tiver sua arma extraviada por furto, roubo ou perda, tem por dever, imediatamente, proceder ao respectivo registro policial, bem como comunicar o fato, de pronto, à Corregedoria Administrativa do IAPEN/AC.

§ 1º- A Corregedoria Administrativa do IAPEN/AC terá atribuição para instaurar procedimento apuratório, objetivando determinar as causas do extravio, roubo, furto ou perda da arma de fogo de uso restrito, dando ciência da instauração ao Diretor Presidente do IAPEN/AC e à Gerência de Inteligência e Segurança - GIS, bem como ao comando da 12ª Região Militar do Exército.

§ 2º - Não sendo recuperada a arma extraviada em qualquer das hipóteses previstas no caput do artigo anterior, o Agente Penitenciário proprietário de arma de uso restrito somente poderá adquirir nova arma depois de decorridos 01 (um) ano do registro da ocorrência do fato.

§ 3º - Poderá ser autorizada nova aquisição de arma de fogo de uso restrito, a qualquer tempo, depois de devidamente esclarecido o fato por meio de procedimento investigatório, que ateste, através de certidão, não ter havido, por parte do proprietário, imperícia, imprudência ou negligência, bem como indício de cometimento de crime.

Art. 5º - O Agente Penitenciário proprietário de arma de fogo de uso restrito que for demitido ou exonerado do cargo, terá o seu porte cassado e a sua arma imediatamente recolhida pelo Diretor Presidente do IAPEN/AC.

Parágrafo único – Na ocorrência do fato descrito no caput, o proprietário terá o prazo de 60 (sessenta) dias para transferir a arma de uso restrito a outra pessoa que atenda aos requisitos previstos neste Ato, e se não o fizer no prazo estipulado, a arma será remetida à Polícia Federal, nos termos do artigo 31, da Lei nº 10.826, de 22/12/2003.

Art. 6º - No caso de morte do Agente Penitenciário proprietário de arma de uso restrito, a Direção do IAPEN/AC providenciará para que seja a arma entregue à Polícia Federal, conforme estabelece o artigo 31 da Lei nº 10.826, de 22/12/2003.

Parágrafo único - Na ocorrência de doença mental que recomende a cessação da autorização de posse da arma, o Diretor Presidente do IAPEN/AC, além da medida prevista no caput deste artigo, procederá a comunicação do fato ao Comando da 12ª Região Militar, para fins de alteração nos registros.

Art. 7º - O Agente Penitenciário que pretender transferir sua arma de fogo de uso restrito, nos calibres .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo, deverá dirigir requerimento (Anexo II) ao Diretor Presidente do IAPEN/AC, que o remeterá ao Comando da 12ª Região Militar, para a atualização do registro e a emissão de novo Certificado de Registro, se for o caso.

Parágrafo único - A solicitação de transferência de arma de uso restrito deverá ser remetida ao Comando da 12ª Região Militar devidamente instruída com parecer favorável do Diretor Presidente do IAPEN/AC.

Art. 8º - O Agente Penitenciário proprietário da arma de fogo de uso restrito somente poderá efetuar a entrega da arma ao adquirente, após o recebimento da autorização do setor competente do Exército.

Art. 9º - O porte de arma de fogo de uso restrito pelo Agente Penitenciário deverá obedecer às demais normas contidas na Lei nº 10.826, de 22/12/2003, no Decreto nº 5.123, de 01/07/2004, da Portaria nº 016-COLOG, de 31 de março de 2015, do Comando Logístico do Exército.

Parágrafo único: Fica permitido o ingresso de Agentes Penitenciários portando armas de fogo de propriedade particular ou instituição  em locais onde haja aglomeração de pessoas, em virtude de evento de qualquer natureza, tais como no interior de igrejas, escolas, estádios desportivos, clubes, públicos e privados, nos termos do § 2º, do art. 34, do Decreto nº 5.123, de 1º de julho de 2004, quando não se encontrarem em serviço.

Art. 10 – A presente Portaria entrará em vigor na data da sua publicação.



PUBLIQUE-SE. REGISTRE-SE. CUMPRA-SE. Dê-se ciência a todos os Agentes Penitenciários; à Secretaria de Estado de Segurança Pública; à Superintendência da Polícia Federal no Acre; ao Comando da Polícia Militar do Estado do Acre; à Procuradoria Geral de Justiça; à Promotoria de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial; e ao Presidente do Tribunal de Justiça.


Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a fonte do SINDAP/AC, mediante penas da lei.)

Caixa de EMAILS

$
0
0





Ilustres Diretores da FENASPEN,


Carlos Alberto Viana Feitosa – Amapá
Anderson da Silva Pereira – Rondônia
Wilker Kaizer de Freitas – Espírito Santo

É uma honra dirigir-me a Vossas Senhorias através desta ferramenta on-line, para encaminhar uma Proposta do SINDAP/AC que visa regulamentar a compra de armas de calibres restritos conforme solicitação via FENASPEN.   

Cordialmente,

Bel. Adriano Marques de Almeida
         Fundador e Presidente do SINDAP/AC

Promoções, progressões e funcionais atrasadas

$
0
0



A Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre  - SINDAP/AC solicita aos servidores penitenciários que ainda não receberam promoções, progressões e identidades funcionais para encaminhar email para contato_sindap@hotmail .com informando o nome completo, lotação e número de telefone ou celular.

O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, momento oportuno de lembrar:  

UNIR PARA FORTALECER  

Atenciosamente,  

A DIRETORIA

Vale a pena ler de novo: Atualização Cadastral Anual do Servidor do Poder Executivo do Acre

$
0
0




Publicado no dia SEGUNDA-FEIRA, 22 DE JUNHO DE 2015  em http://agepen-ac.blogspot.com.br/2015/06/atualizacao-cadastral.html

Publicado no dia SEGUNDA-FEIRA, 6 DE JULHO DE 2015 em http://agepen-ac.blogspot.com.br/2015/07/atualizacao-cadastral-anual-do-servidor.html

Atualização Cadastral Anual do Servidor do Poder Executivo do Acre é um projeto de Governo que permitirá a atualização e organização dos dados cadastrais dos servidores públicos em atividade, inclusive os que se encontrem cedidos, afastados, licenciados, fora do Estado ou do País, no intuito de contribuir na construção de políticas públicas de gestão de pessoas.

Procure a direção de sua unidade ou gerências ou coordenadores administrativos para obter mais informações ou tirar duvidas, ou ligue para Gerência da Gestão de Pessoas (GGP);

O servidor em gozo de licença medica que o impossibilite de proceder à atualização cadastral anual, deve apresentar laudo medico oficial comprobatório a Gerência da Gestão de Pessoas (GGP), devendo realizar a sua atualização cadastral quando do retorno às atividades laborais;

A atualização será via internet (www.atualizacaocadastral.ac.gov.br) no período de 08 de julho a 08 setembro de 2015 exclusivamente pelo e- mail funcional.

Ø Para acesso ao formulário online do sistema de atualização cadastral anual do servidor serão exigidos dados referentes ao respectivo e-mail funcional e senha.

Ø Compete aos servidores que não possuem e- mail funcional ou acesso ao mesmo procurar a Gerência da Gestão de Pessoas (GGP) do IAPEN para obter o e- mail funcional e senha, que é pessoal e intransferível.

Ø Será disponibilizado local de acesso a internet para os servidores do IAPEN que não possuem acesso internet: Na Gerência da Gestão de Pessoas;

Ø Sempre que a atualização cadastral anual resultar em alteração das informações cadastrais, o servidor deve apresentar o respectivo documento comprobatório na Gerência da Gestão de Pessoas (GGP) (Documento físico correspondente em original, e cópia simples, ou cópia autenticada, que ficará arquivada na respectiva pasta funcional.

Ø A não regularização cadastral implicará no bloqueio do pagamento a partir de 08 de setembro;

Ø A não regularização cadastral no prazo de 90 (noventa dias) contados a partir do bloqueio do pagamento do salário implicará em abertura de processo administrativo objetivando apuração dos fatos;

Ø O servidor que prestar informações falsas ou incorretas deve se responsabilizar penal e administrativamente.

Ø A partir de 2016 a atualização cadastral será no mês de aniversário do servidor;

Ø O servidor deverá apresentar, no mês do seu aniversário, o documento físico correspondente em original e copia simples ou copia autenticada na GGP, de qualquer alteração ocorrida em relação ao cadastro do ano anterior;


Ø Telefone da Gerência da Gestão de Pessoas (GGP): 3223 2257 R: 222 e 210 e 220.

Plano Institucional para os cursos de escolta de presos

PEC -308/04: É a única proposta atual que tem o apoio da FENASPEN para alteração da carreira

$
0
0


Importante registrar que apenas a FENASPEN é a única federação que representa e discuti demandas dos servidores penitenciários em âmbito nacional, por estar totalmente legalizada.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

$
0
0



O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre – SINDAP/AC vem prestar esclarecimentos sobre os últimos acontecimentos, em que pessoas usaram ilegalmente o nome da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários - FENASPEN como forma de tentar captar servidores penitenciários em ações judiciais através de firmações absolutamente equivocadas:

1) ASSOCIAÇÃO – tem o viés de cunho cultural, esportivo, artístico, sem uma competência LEGAL para representação de uma categorial. Segundo Amauri Mascaro Nascimento: “associação profissional não é órgão sindical, não representa a categoria, mas apenas os associados, não têm legitimidade para validamente assinar acordos e convenções coletivas de trabalho, pois apenas os sindicatos é que tem essa faculdade”; 

2) O escritório de advocacia Polla, Rabelo e Tomasete Advogados Associados nunca prestou serviços para a FENASPEN; 

3) Não existe decisão judicial obrigando o Governo do Estado do Rondônia a conceder a escala 24x96; 

4) Em relação a postura antiética e lamentável do Presidente do SINGEPERON, o SINDAP/AC encaminhou ofício ao Senhor Presidente da FENASPEN para seja apresentada, discutida e votada pelo CONASPEN; 

5) Importante registrar que nos últimos anos por diversas vezes o SINDAP/AC auxiliou o SINGEPERON principalmente em questões sobre porte de arma; 

6) O SINDAP/AC conhece a legislação aplicável à espécie, e tomará as medidas judiciais e extrajudiciais necessárias à pronta reparação dos danos à imagem e à honra dos seus filiados. 

7) Assim, pedimos a compreensão de todos os servidores penitenciários para que não se alterem por conta de informações divulgadas fora dos ambientes oficiais do SINDAP/AC; 

 8) O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, momento oportuno de lembrar: 

UNIR PARA FORTALECER 

 Rio Branco – AC, 09 de setembro de 2015. 

Atenciosamente, 

 A Diretoria

Reclame Aqui Acre

$
0
0



Foi mal atendido ou está insatisfeito com os serviços prestados pelo Governo do Estado do Acre, Prefeitura de Rio Branco ou de outro município acreano? Faça agora sua reclamação clicando no link abaixo e declare sua indignação. Assim, os gestores entrarão na lista de má prestadores de serviços públicos do maior site de Reclamação do Brasil! Link:

http://cidadao.reclameaqui.com.br/reclame/?step=Passo2&empre=1237

Nova Central - UNIR PARA FORTALECER

$
0
0


NOVA CENTRAL UNIR PARA FORTALECER

A Construção de uma NOVA CENTRAL SINDICAL DE TRABALHADORES – NCST foi forjada na unidade, coragem e ousadia, capaz de propor uma alternativa de luta para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil.

Em sua fundação, na capital do país, Brasília, uma grandiosa demonstração de unidade, organização e solidariedade escreveu uma nova história do Movimento Sindical Brasileiro. Atendendo à convocação das Confederações, trabalhadores dos mais diversos lugares do Brasil abriram caminho para um novo amanhecer com a criação de uma NOVA e verdadeira CENTRAL: independente, classista e autônoma.

Como sugestão inovadora dentro do movimento sindical acreano, A Nova Central Sindical de Trabalhadores do Acre e Rondônia (NCST- AC/RO) nasceu com a mesma proposta da NCST e foi inaugurada em 10/08/2015, chegando como a 2ª maior do estado e a 3ª do Brasil.

“Estamos na luta do combate contra a corrupção e por melhores condições de trabalho e remuneração”, disse Franklim Albuquerque presidente da NCST- AC/RO.

Na diretoria de fundação NCST- AC/RO foi composta por pessoas de diferentes áreas como dos médicos, policiais federais, agentes penitenciários, trabalhadores da área de saúde, vigilantes, dentre outros. 

A NCST – AC/RO apoia todas as lutas dos servidores penitenciários em especial a PEC 308/04.

Importante registrar que os agentes penitenciários ocupam os seguintes cargos na NCST- AC/RO:

Adriano Marques de Almeida - Vice Presidente 
Sebastião dos Santos - Diretor de Comunicação 
Yuri Cesar Marques da Costa Isaias - Diretor de Assuntos Trabalhistas

A sede NCST – AC/RO da está localizada na Rua Piauí, nº 343, no Bairro Dom Giocondo em Rio Branco. 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

$
0
0



Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre SINDAP/AC, vem perante a sociedade acreana esclarecer a ocorrência envolvendo o agente penitenciário J.D.D L.G na cidade de Sena Madureira:

Antes de qualquer comentário, no que tange os fatos narrados em algumas redes sociais, passados mais setes anos de efetivo serviços NENHUM integrante da categoria foi julgado e condenado por pratica de maus tratos e tortura ou abuso de autoridade. Não pela impunidade e sim porque somos acreanos, pais de famílias e passamos por uma rigorosa investigação social e criminal durante o processo seletivo do concurso. 

Conforme levantamento preliminar deste órgão sindical, cerca de 80% (oitenta por cento) dos integrantes da categoria possui nível superior.

Durante o curso de formação realizado pelo Centro Integrado de Ensino e Pesquisa emSegurança - CIEPS foram ministradas disciplinas como direitos humanos, ética e cidadania.

Temos como o norte de que não haverá penas cruéis e que o preso permanece com todos os direitos não atingidos pela perda da liberdade.

Atualmente participamos dos diversos cursos promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP tais como: 

Direitos Humanos

Gerenciamento de Crises

Planejamento Estratégico

Uso Progressivo da Força

Sempre com o objetivo maior de prestar um serviço de excelência e qualidade para resgatar a identidade funcional e organizacional do agente penitenciário, junto aos vários segmentos da sociedade implicando no aumento de nível de confiabilidade. Somos o elo fundamental entre a sociedade e o preso!

O agente penitenciário J.D.D.L.G é um servidor exemplar nunca se atrasou ou faltou um serviço, sempre foi muito elogiado por seus pares e superiores pela postura de dedicação e zelo com o serviço e na noite do dia 13.09.2015 ele foi vítima de agressões covardes e injustas por um ex-presidiário (com passagens pelos crimes de tráfico de entorpecentes e furto) e agiu em LEGÍTIMA DEFESA!

Importante registrar que conforme pesquisa da Federação Nacional Sindical dos Servidores Penitenciários – FENASPEN mais de 2 mil agentes penitenciários foram mortos nos últimos dez anos pelo simples fato de serem servidores penitenciários.

Esta “CALAMIDADE ARTIFICIAL” foi plantada faltando menos de uma semana das negociações de reestruturação de carreira e financeira só demonstrou mais uma vez como é simples e fácil denegrir a imagem de toda uma categoria com palavras ardilosas e sem fundamentação.


Atenciosamente,

Bel. Adriano Marques de Almeida
Fundador e Presidente do SINDAP/AC



AGEPEN vítima de agressões covardes e injustas por um ex-presidiário 





Ficha Criminal do agressor 




Afunda Acre: IAPEN abriu sindicância com base em denúncias anônimas

$
0
0



PORTARIA Nº 1030, DE 11 DE SETEMBRO DE 2015 O DIRETOR PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA DO ESTADO DO ACRE – IAPEN/AC, no uso de suas atribuições legais e com fundamento no artigo 194, da Lei Complementar n.º 39, de 29 de dezembro de 1993. Considerando as denúncias anônimas apresentadas a este Instituto versando sobre, em tese, desvios de conduta e/ou deveres funcionais de servidores lotados na Unidade Penitenciária do Quinari:

RESOLVE: 

I. Instaurar Sindicância Administrativa de natureza investigatória para apuração dos fatos ora apresentados. 

II. Designar os servidores Fábio Menezes da Silva, Agente Penitenciário, matrícula nº 9204520-4 e André Alves Leite, Agente Penitenciário, matrícula nº 9270086-1, para sob a presidência do primeiro, constituírem a Comissão Sindicante e adotarem as providências cabíveis à espécie. 

III. Deliberar que os membros da Comissão poderão reportar-se diretamente aos demais órgãos da Administração Pública em diligências necessárias à instrução processual; e 

IV. O prazo regular da instrução será de 30 (trinta) dias, admitida a prorrogação por igual prazo, quando as circunstâncias o exigirem. V. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação. 

Registre-se Publique-se, e Cumpra-se. 

Rio Branco - Acre, 11 de setembro de 2015. 

Martin Fillus Cavalcante 

Sindicato pede liberdade de agente suspeito de matar homem a tiros

$
0
0




Agente penitenciário foi preso suspeito de matar homem após briga. Crime ocorreu no domingo(13), em Sena Madureira, interior do Acre.


O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindap-AC) entrou com um pedido de liberdade provisória para o agente penitenciário de 32 anos preso em flagrante por suspeita de matar um homem a tiros. Antônio Enéias de Jesus, de 39 anos, morreu após levar ao menos três tiros no tórax, no domingo (13), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no município de Sena Madureira, distante 145km de Rio Branco.
De acordo com o presidente do sindicato, Adriano Marques, a entidade fez o pedido e aguarda resposta do Judiciário. Marques afirma que o agente penitenciário não teve culpa pelo ocorrido, e que agiu em legítima defesa.
“Se for negado o pedido de liberdade, vamos entrar com habeas corpus. Acreditamos que ele não teve culpa e que na verdade ele agiu em legítima defesa. O que o agente nos passou foi que a vítima teria agredido ele primeiro tanto dentro da AABB quanto fora, e que por último tentou tomar a arma dele. Se ele não tivesse agido, poderia agora estar morto”, diz o presidente do sindicato.
Marques defende o colega e diz o agente penitenciário foi vítima de agressões “covardes e injustas”. De acordo com o Sindap-AC, a vítima era um ex-presidiário, que tinha passagem pelos crimes de tráfico de entorpecentes e furto.

Em depoimento agente disse ter sido agredido
No depoimento prestado pelo agente à polícia, no dia 14 de setembro, ele confirma a versão dada pelo sindicato, de que teria sido agredido pela vítima antes. Segundo Jesus, ele estava em uma festa na AABB, quando foi agredido no pescoço. O suposto agressor foi levado para fora do local pelos seguranças e o agente teria então resolvido voltar para casa.
Ao chegar no carro, o agente disse que foi agredido no olho esquerdo. Ele então pegou a arma que estaria no banco do carona e efetuou apenas um disparo.  O agente diz que após esse tiro a vítima saiu correndo e caiu próximo ao portão de entrada do clube.
O agente salientou que não resistiu à prisão e entregou a arma aos policiais que o conduziram para a delegacia. Ainda no depoimento, o agente diz que a vítima já teria sido presa em uma unidade de segurança onde, Jesus trabalhava, em Rio Branco.
Entenda o caso
Antônio Enéias de Jesus, de 39 anos, foi morto com ao menos três tiros no tórax, no domingo (13), na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no município de Sena Madureira, distante 145km de Rio Branco. O suspeito do homicídio é um agente penitenciário, de 32 anos, que foi preso em flagrante minutos após o crime.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rêmulo Diniz, os dois homens estavam em uma confraternização na AABB quando começaram uma discussão. O agente penitenciário teria, então, sacado a arma e efetuado os disparos contra a vítima. Segundo o delegado, a polícia ainda não sabe o motivo da briga.
Fonte: 

3º Dia Das Crianças Unacon - Hosp. Do Câncer Estado Do Acre

$
0
0

Se você nunca participou da campanha, nós te explicamos como funciona. É simples e muito gratificante! Basta seguir os passos abaixo:
1. Escolha uma florzinha ou um super-herói que consta nas imagens oficiais da campanha, me informe através de comentário ou in box o/a pequeno(a) escolhido(a) para o controle da ação;
2. Compre um presente de acordo com a idade informada;
3. Etiquete o presente com o codinome escolhido;
4. Entregue o presente até o dia 6 de OUTUBRO de 2015 nos pontos de coleta que serão informados aqui no meu perfil e nos dos voluntários a partir de quinta-feira, dia 16 de Setembro.
Teve alguma dúvida? Me liga! (68) 9242-0605/ 9975-2494 Carolini Ramos.
Informes:
• SIM, você pode adotar mais que uma florzinha ou super-héroi;
• Por normas do HOSPITAL DO CÂNCER DO ESTADO DO ACRE – UNACON, não é permitido aglomeração de visitantes na brinquedoteca do hospital. Assim, em busca de uma atitude justa, realizaremos um sorteio a fim de oferecer cinco vagas para participação do evento. Em breve, mais informações sobre tal;
• Sou pessoa jurídica e quero contribuir além da adoção de crianças e doação de presentes, como faço? Entre em contato comigo ou com algum voluntário! Juntos podemos fortalecer esta corrente de solidariedade!




Gladson Cameli garante aos Operadores de Segurança Pública apoio ao PLS 554/11

$
0
0



O senador Gladson Cameli recebeu na última sexta-feira (18.09) os Operadores de Segurança Pública através da Nova Central Sindical dos Trabalhadores (NCST).

Estiveram presentes representantes dos servidores penitenciários, servidores socioeducativos, policiais civis, praças da polícia militar, policiais federais, policiais rodoviários federais. Eles pedem apoio para a aprovação da PLS 554/2011, que propõe a alteração o §1º do artigo 306 do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal) para dispor que no prazo máximo de vinte e quatro horas após a realização da prisão, o preso deverá ser conduzido à presença do juiz competente.

Gladson Cameli aproveitou ainda para destacar a importância da expressão de autoridade policial inserida através da EMENDA nº 01 de autoria do Senador Randolph Frederich Rodrigues Alves.

Além de garantir apoio ao PLS, que está tramitando no Senado, Gladson Cameli convidou os representantes dos Operadores de Segurança Pública para encaminharem outras propostas e diagnósticos, que os servidores exponham para todos os senadores os problemas da classe, contribuindo para a melhoria da Segurança Pública no Brasil.


Os representantes dos 5 mil Operadores de Segurança do Estado de Acre agradeceram ao senador Gladson Cameli pelo seu comprometimento com segurança.



MOÇÃO ________/2015

Inicialmente vale dizer que o administrador só pode “fazer” ou “deixar de fazer” por determinação de Lei. Sendo que no Estado Moderno, há duas funções básicas da Administração Pública, quais sejam: A DE CRIAR LEI (LEGISLAÇÃO) E A DE EXECUTAR A LEI (ADMINISTRAÇÃO E JURISDIÇÃO). ESTA ÚLTIMA PRESSUPÕE O EXERCÍCIO DA PRIMEIRA, DE MODO QUE SÓ PODE CONCEBER A ATIVIDADE ADMINISTRATIVA DOS PARÂMETROS JÁ INSTITUÍDOS PELA ATIVIDADE LEGISFERANTE.

Proponho à Mesa, nos termos regimentais, após manifestação do E. Plenário, para que faça constar na Ata de nossos trabalhos legislativos MOÇÃO DE APOIO ao Projeto nº 554/2011 de autoria do nobre Senador Antonio Carlos Valadares que propõe a alteração o §1º do artigo 306 do Decreto-Lei nº 3.689, de 3 de outubro de 1941 (Código de Processo Penal) para dispor que no prazo máximo de vinte e quatro horas após a realização da prisão, o preso deverá ser conduzido à presença do juiz competente, juntamente com o auto de prisão em flagrante, acompanhado das oitivas colhidas e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública. E aproveito ainda para destacar a importância regulamentação expressa do conceito de autoridade policial.

Proponho, também que cópias sejam encaminhadas ao Excelentíssimo Senhor Eduardo Cunha, DD. Presidente da Câmara dos Deputados, ao Excelentíssimo Senhor Renan Calheiros, DD Presidente do Senado Federal e aos Líderes de Partidos Políticos com assentos nas duas casas legislativas.
A Carta da República, no seu art. 144, declina ao Estado o dever de prestar segurança pública, imputando à Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares aquela incumbência.

Extrai-se então deste dispositivo que todos os integrantes destas instituições estão constitucionalmente legitimados ao conceito de autoridade policial.
Ocorre que ainda não existe lei federal que regulamente expressamente o conceito de autoridade policial.
O referido procedimento significa o destaque da importância que os operadores de segurança pública elencados na Constituição Federal efetivamente representam, merecendo por essa razão a regulamentação expressa do conceito de autoridade policial.

Sala das Sessões, do Senado Federal, Brasília – Distrito Federal, ___ de setembro de 2015.

Nota de apoio para a CHAPA 01 RETROCEDER JAMAIS - ELEIÇÕES SINDSISTEMA- RJ

$
0
0



As Diretorias dos Sindicatos dos Agentes Penitenciários, vem por meio desta nota pública manifestar o seu irrestrito apoio a Chapa 01 “RETROCEDER JAMAIS” do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Estado do Rio de Janeiro (SINDSISTEMA-RJ), pois entendemos que a manutenção do grande líder Francisco Rodrigues Rosa “Chiquinho”, nesse momento é o melhor caminho para fortalecermos as lutas e conquistas para todos os servidores penitenciários.

O SINDSISTEMA-RJ nasceu da luta dos servidores penitenciários e após muitos anos conquistaram uma remuneração reconhecida nacionalmente.

Sabemos que o SINDSISTEMA-RJ tem muito que caminhar ainda, pois todos os servidores penitenciários buscam melhores condições de trabalho, com a ampliação da interiorização do atendimento, com programas de prevenção e assistencialismo para todas as idades, com uma gestão cada vez mais participativa, transparente e profissionalizada. Para que tudo isso se torne realidade sabemos que somente unidos vamos alcançar os nossos objetivos e fortalecer a nossa luta penitenciária.

Por isso, além de apoiar o processo democrático eleitoral do SINDSISTEMA-RJ, solicitamos a todos os servidores aptos, que compareçam aos locais de votação.

Não se esqueçam de que em todas as lutas em prol dos servidores penitenciários do país o Chiquinho estava.

Atenciosamente, 

Sindicato dos Servidores Penitenciários do Sistema Penitenciário do Maranhão – SINDSPEM/MA
Sindicato dos Agentes Penitenciários de Minas Gerais – SINDASP/MG 
Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Mato Grosso – SINDSPEN/MT
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí SINPOLJUSPI
Sindicato dos Agentes e Educadores Penitenciários do Estado do Amapá –SINAPEN/AP
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre – SINDAP/AC
Sindicato dos Agentes e Servidores no Sistema Penitenciário do Estado de Pernambuco- SINDASP/PE
Sindicato das Categorias Funcionais de SEJUS de Rondônia – SINGEPERON
Sindicato dos Agentes Penitenciários de Alagoas – SINDAPEN/AL
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte – SINDASP/RN
Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia – SINSPEB
Sindicato dos Servidores Penitenciários do Ceará – SINDASP/CE
Associação dos Servidores Penitenciários de Goiás - ASPEGO
Servidores Penitenciários do Espírito Santo

7x70 UNIR PARA FORTALECER

$
0
0




           Caros amigos(as), nestes últimos anos, estivemos juntos nesta luta, mesmo sendo ela desigual, não nos furtamos em nenhum momento e mesmo com todos os atropelos, conseguimos avançar sem baixar as nossas cabeças.

           Sofremos perseguições juntos, e juntos colheremos os frutos de tudo isso. O mais importante que tenho como sendo resultado desta nossa conivência é justamente a nossa união e o respeito com que temos nos tratado.

            Hoje, posso dizer, sinto-me feliz, pois tenho uma verdadeira rede de amigos(as) que aprendemos a construir, e agora aprenderemos a cultivar.

              O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema  e  sim a nossa união, momento oportuno de lembrar:


UNIR PARA FORTALECER
                
                   Rio Branco – AC, 29 de setembro de 2015.

                    Atenciosamente,



Bel. Adriano Marques de Almeida
Fundador e Presidente do SINDAP/AC

Comunicado

$
0
0



A Diretoria do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre -SINDAP/AC, no uso de suas atribuições legais, comunicado aos servidores penitenciários que todos devem redobrar a atenção, o estado de alerta tem que ser exercitado sempre na vida do operador de segurança pública, vale para os mais desavisados pensarem como farão para sacar sua arma em caso de emboscada, pensar onde colocar sua arma, observar a movimentação da rua antes de entrar e sair da sua casa, não ficar bêbado em locais desertos ou com grandes aglomerações, exercitar noções básicas de segurança.

Como sempre a Direção do IAPEN/AC vai negar que existe crime organizado nas unidades prisionais. 

O SINDAP/AC reafirma a sua postura de compromisso e dedicação para com a categoria. Sabemos que somente um trabalho sério e coeso nos trará a vitória, lembrando que o sindicato em si não resolve problema e sim a nossa união, momento oportuno de lembrar: 

UNIR PARA FORTALECER 

Rio Branco – AC, 06 de outubro de 2015. 

Atenciosamente, 

A DIRETORIA




Ataques

$
0
0




Presídios



Os presídios estão a funcionar como ponto de apoio aos ataques criminosos. De lá, os bandidos dão ordem para que os ataques sejam realizados. O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre, Adriano Marques tem reivindicado melhorias nas suas condições de trabalho, mas nunca foi ouvido.



Anunciado



Há mais de dois anos, o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários, Adriano Marques denunciou a criação de núcleos das grandes organizações criminosas, inclusive do PCC e do Comando Vermelho.


Fonte: http://www.oriobranco.net/colunista/redacao-orb/ataques

No AC, sindicato pede que agentes penitenciários redobrem atenção

$
0
0



Diretoria emitiu nota com dicas de segurança para os servidores. 
'Estão previstos novos atentados a servidores da Segurança', diz sindicato.


Após a circulação de um vídeo, em que uma dupla ameaçava agentes penitenciários e a sucessão de incêndios em veículos na madrugada desta terça-feira (6), entre eles um carro de um agente, a direção do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Acre (Sindap-AC) lançou nota pedindo que a categoria redobre a atenção para evitar ataques. De acordo com o presidente, Adriano Marques, a medida teria sido tomada após saber que podem ocorrer novas represálias à categoria.

"Já tinha circulado um vídeo de ameaças em várias redes sociais e hoje [terça-feira, 6] teve esses atentados. Sendo que logo pela manhã recebi informações de que estão previstos novos atentados a servidores de Segurança Pública. Não especificamente a agentes penitenciários, mas qualquer servidor da Segurança. A ideia é que os agentes redobrem a atenção", enfatizou.
Em nota, a diretoria do sindicato pediu que a categoria fique atenta e evite locais aglomerados. "Vale para os mais desavisados pensarem como farão para sacar sua arma em caso de emboscada, pensar onde colocar sua arma, observar a movimentação da rua antes de entrar e sair da sua casa, não ficar bêbado em locais desertos ou com grandes aglomerações, exercitar noções básicas de segurança", destaca.
Entenda o caso

A Polícia Civil do Acre abriu um inquérito para investigar os responsáveis por um vídeo com ameaças contra agentes penitenciários do presídio de Senador Guiomard, município distante 24 km de Rio Branco. O vídeo começou a circular nas redes sociais na sexta-feira (2), e mostra um dos homens citando uma lista com nomes de agentes que trabalham na unidade, enquanto o outro exibe uma espingarda.

“Vou mandar um alô pros (sic) agentes do complexo carcerário do Quinari, que tão (sic) oprimindo nossos irmão (sic) lá dentro. Vou dizer pra eles parar (sic), porque se continuar, os nossos manos (sic) que tão (sic) lá dentro são guerreiros e tem gente por eles aqui fora também”, diziam na gravação.
Na madrugada desta terça-feira (6), ao menos quatro carros e dois ônibus foram incendiados durante a madrugada desta terça-feira (6), de acordo com Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Os ataques seriam represálias após a morte de Denis Fortunato de Souza, de 25 anos, e Fábio Andrade de Araújo Pereira, de 32, baleados enquanto tentavam assaltar uma clínica em Rio Branco.
A Segurança Pública deve se posicionar durante coletiva para confirmar se os casos da madrugada têm relação com a morte da dupla.
Fonte: http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2015/10/no-ac-sindicato-pede-que-agentes-penitenciarios-redobrem-atencao.html

“Os avisos estão sendo dados e a Segurança está fazendo ouvidos de mercador”, diz Eliane Sinhasique sobre ataques na capital

$
0
0


A deputada peemedebista Eliane Sinhasique disse em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (7), que os gestores de Segurança Pública do Estado já sabiam da existência de facções criminosas no Estado. Ela citou pelo menos três facções que estariam atuando no Acre e poderiam estar por trás dos atentados em Rio Branco.
O governo do Estado já sabia disso. Em fevereiro deste ano esteve nessa Casa o Adriano Marques e ele informou que o PCC, o Bonde dos 13 e o Comando Vermelho estariam ordenando assassinatos de dentro do presídio. Não é uma coisa de ontem para hoje por conta do abate de dois criminosos. Não é por falta de aviso. Em 2013 temos matérias sobre planos de execução de agentes penitenciários. Os avisos estão sendo dados. A Segurança Pública está fazendo ouvidos de mercador”, disse a deputada acreana.
Ela relatou, também, ações criminosas em Sena Madureira e na estrada de Boca do Acre onde uma caminhonete foi incendiada; em Epitaciolândia um ônibus foi incendiado, além de terem sido efetuados disparos contra uma delegacia de Polícia Civil na 5ª Regional, em Rio Branco.
Quanto à atuação de facções, ela citou que é necessário conhecer a atuação de cada uma delas para que um plano de enfrentamento seja elaborado. A parlamentar questionou a ausência de bloqueadores de celulares nos presídios acreanos, bem como de scanner corporal para detectar a entrada de drogas, armas e celulares nas unidades prisionais.
É preciso saber como cada facção atua e para cada facção dever ser feito um enfrentamento diferente. Quando você vai ao presídio cadê o scanner corporal? Cadê a tela que bloqueia celular dentro dos presídios. Nós fizemos as visitas aos centros socioeducativos e é um barril de pólvora aquele próximo ao Hospital Santa Juliana. São espaços que não recuperam ninguém”.
Sinhasique acrescentou que “as penitenciárias são pós-graduações do crime e não cumprem a sua função social”. Ela disse que isso acontece pela falta de gestão que não garante ocupação para os internos.
“As fábricas de bolas acabaram. Que ocupação os presidiários têm? Nem bola, nem rede, nem nada. Mente desocupada é oficina do diabo”, argumentou.
José Pinheiro
Agência Aleac
Fonte: http://www.al.ac.leg.br/?p=6179
Viewing all 890 articles
Browse latest View live